Encontra-se, muitas vezes, diferentes estilos arquitetónicos em casas de madeira, dos países escandinavos – a casa sueca. Ou em cabanas de madeira rústicas, como na Baviera. Mas também há criações idiossincráticas feitas de madeira, que não seguem nenhum padrão.

As casas de madeira são saudáveis?

A madeira pode absorver e libertar humidade (estrutura de poros abertos), de modo que o clima é regulado independentemente para 45-55% de humidade. Por essa razão é criado um ambiente benéfico à saúde. tendo no sistema respiratório um efeito tranquilizante.

Assim, um dos benefícios são as suas propriedades térmicas, que lhe conferem uma vantagem em termos de resistência a altas temperaturas.
Além disso, a condutividade térmica da madeira é relativamente baixa em comparação com outros materiais, como alumínio, mármore, aço ou vidro. Isso dá à madeira uma vantagem em termos de uso em várias aplicações, como revestimentos de paredes e tetos.

Quais são os diferentes tipos de madeira para casas de madeira?

Os especialistas geralmente classificam a madeira em três categorias de acordo com a sua origem. Essas três categorias são:

  1. A madeira macia vem de coníferas, uma árvore com folhas semelhantes a escamas ou agulhas que permanecem perenes.
  2. A madeira dura é de árvores de folha caduca com folhas largas (sem agulhas) que perdem as suas folhas anualmente.
  3. A madeira projetada é composta de resíduos de madeira, como restos de madeira, fibras de madeira trituradas e serragem. Esses materiais são então mantidos juntos com outros materiais, como adesivos e resinas.

Apesar do nome, a madeira macia não significa que seja macia, embora seja parcialmente verdade. A principal diferença vem do facto de que as árvores coníferas têm uma taxa de crescimento mais rápida.
Como tal, as madeiras macias são tipicamente mais acessíveis do que as madeiras duras. É por isso que a maioria das madeiras mais comuns são coníferas. Além disso, como a densidade aumenta à medida que a árvore cresce, as madeiras duras geralmente têm uma densidade maior do que as madeiras macias.

A madeira projetada é um tipo um tanto único. A sua densidade e disponibilidade não depende da taxa de crescimento, mas sim da sua taxa de fabricação.

Tipos de madeira para construir uma casa de madeira

De um modo geral, as madeiras duras são em geral consideradas mais pesadas e mais densas do que as madeiras macias. As madeiras duras são normalmente usadas na construção de paredes, tetos e pisos, enquanto as madeiras macias são frequentemente usadas para fazer portas, móveis e caixilhos de janelas.
Alguns exemplos das madeiras duras mais populares incluem: carvalho, ácer, mogno, cerejeira, nogueira e teca. Usualmente as madeiras macias usadas incluem pinho, nogueira, freixo, bétula e cedro.

Assim, os tipos de madeira mais usados:

Cedro

O cedro é uma madeira macia que apresenta uma bela estética, aroma agradável e alta resistência. Por isso, é a preferência de muitos proprietários, pois podem criar uma casa sólida e confortável. Geralmente existem dois tipos de cedro: (1) cedro branco do Norte e (2) cedro vermelho oriental. Ambos são fáceis de trabalhar e têm um grão relativamente reto. O cedro vermelho é um pouco mais denso, mas os proprietários preferem o cedro branco devido à sua estética.

Por outro lado, é uma madeira naturalmente repelente de insetos. Também é resistente ao som devido à sua natureza porosa.

Cicuta

A cicuta é uma madeira macia normalmente encontrada na América do Norte. Atualmente esta madeira tornou-se uma das madeiras de construção mais comuns. É forte, resistente ao desgaste e empenamento, um tanto acessível e pode desenvolver uma cor agradável quando exposta a intempéries. Além disso, devido às suas propriedades não resinosas, a cicuta pode reter manchas, acabamentos e cola melhor do que a maioria das madeiras de construção.

Pinheiro

O principal ponto de venda da madeira de pinho é a sua cor natural clara. Dependendo da espécie exata, a sua cor pode variar do branco puro ao marrom claro. No entanto, a sua característica distinta é a resistência ao choque, que apenas algumas madeiras possuem.

Isso significa que uma casa feita de pinho pode suportar impactos melhor do que outras casas. Por essa razão exata, muitos proprietários escolhem a madeira de pinho ao construir o seu pátio, piso ou qualquer outra parte da casa. Além da resistência ao choque, a madeira de pinho também é relativamente resistente à podridão e deterioração.

Por outro lado, infelizmente, esta madeira tem a desvantagem de não ser resistente à água, embora isso seja bastante comum entre os tipos de madeira. Isso significa apenas que a vedação é necessária. A sua cor tende igualmente a desbotar com a exposição à luz solar.

Abeto

O aberto é uma das madeiras de construção mais comuns simplesmente porque é acessível. Não é particularmente forte e não possui uma característica que a destaque do resto.

A sua densidade e resistência são comparáveis ​​à madeira de pinho, é razoavelmente resistente ao apodrecimento e apresenta uma textura lisa e uniforme.
Como a maioria das madeiras macias, o abeto é maleável e, portanto, fácil de trabalhar, especialmente para móveis de madeira. Provavelmente a sua principal desvantagem seja a durabilidade comparativamente menor e a falta de propriedades repelentes de insetos.

Mogno

O mogno é uma madeira dura que é mais conhecida pelo seu nível excecionalmente alto de resistência à humidade e às mudanças atmosféricas. Como tal, não é provável que apodreça, molde, encolha, inche, deforme ou torça, ao contrário de outras madeiras de construção.
Além disso, o mogno é uma madeira incrivelmente densa, de modo que a água não pode penetrar facilmente na madeira. É também por isso que essa madeira é bastante resistente a insetos.
Apesar de ser madeira dura, o mogno ainda é relativamente fácil de trabalhar.

No geral, no que diz respeito às propriedades estruturais, o mogno é o melhor. Sem mencionar que também apresenta tons ou cores atraentes. A sua principal desvantagem é que é relativamente caro.

Madeira de ácer (Maple)

Maple é uma madeira caracterizada por padrões de grãos suaves. Não é particularmente densa, mas é mais densa do que a maioria das madeiras macias. O seu principal ponto de venda é a sua aparência brilhante proporcionando uma estética agradável.
Além disso, lembre-se de que esta madeira pode escurecer devido à exposição à luz ultravioleta e ao oxigénio.

Carvalho

A madeira de carvalho está entre as melhores madeiras de construção em termos de estabilidade estrutural e densidade. Isso porque o carvalho cresce bem devagar. Mas isso também significa que é cara.

No entanto, a madeira de carvalho é um excelente material para estruturas e vigas de madeira, pois a estabilidade é vital para essas partes da casa. A madeira de carvalho também é relativamente durável. Em particular, a madeira de carvalho é pouco resistente a pragas, e outros elementos climáticos, como luz solar e humidade. Não é necessariamente a melhor em termos de estética ou aparência, pois outras madeiras de construção são objetivamente mais diversas nesses aspetos.

Madeira projetada

A madeira projetada é a madeira de engenharia mais amplamente utilizada para a construção de casas de madeira. Se for principalmente madeira macia, geralmente é o abeto Douglas, enquanto para as madeiras duras, as mais comuns são o mogno, o carvalho e o ácer, que são as três madeiras duras mais comuns.
Por um lado, tem uma resistência relativamente alta à humidade, impacto, produtos químicos e fogo.
Por outro, possui alta resistência, embora não seja tão notável quanto outras madeiras duras. Outra propriedade distinta é sua alta capacidade de isolamento acústico e térmico.
É por isso que é frequentemente usada para pisos, telhados, tetos e paredes. É uma das muitas maneiras pelas quais os proprietários reduzem as suas despesas com refrigeração e aquecimento.

Prós e contras de casas de madeira

  • Prós de casas de madeira
  • Eficiência energética
    As casas de madeira são conhecidas por serem energeticamente eficientes porque o material é um isolante natural. É eficaz em isolar o frio e o calor. Isso significa que pode economizar uma quantidade significativa de energia ao usar madeira para a sua casa de madeira. Pode igualmente economizar em aquecimento, ventilação e ar-condicionado.
  • A madeira é atraente
    A madeira é um material estético. Cada uma tem a sua própria cor e textura. Pode usar a sua cor natural ou pintá-la. A madeira definitivamente deixa uma casa de madeira muito mais bonita sem o uso de acabamentos decorativos.
  • Versátil A madeira é um material elástico. As casas de madeira são mais fáceis de construir, alterar e manipular. É fácil fazer alterações e modificações para futuras renovações.

Contras de casas de madeira

  • Propensa a deterioração e destruição
    A deterioração e destruição da madeira é causada por agentes bióticos e abióticos. Os agentes bióticos incluem a decomposição, fungos, bactérias e insetos, enquanto os agentes abióticos incluem o sol, o vento e a água.
  • Arde facilmente A madeira é composta principalmente de carbono e hidrogénio. Por causa disso, a madeira é classificada como um material combustível. A casa de madeira não será a mais segura em certas circunstâncias.
  • Encolhimento e inchaço da madeira A madeira é conhecida por ser um material higroscópico. Isso significa que tem uma capacidade natural de absorver água. Isso não é uma boa notícia para áreas propensas a inundações.

Prazo para construir uma casa de estrutura de madeira no local

Pode construir uma casa de estrutura de madeira, incluindo painéis de parede e treliças de telhado, em menos de uma semana.
Uma vez construída a estrutura de madeira, estará pronta para a colocação das telhas e colocação das janelas, momento em que a casa estará totalmente estanque ao vento e à água e pronta para o revestimento externo e à primeira fixação.
Em suma, o tempo típico para construir uma casa de estrutura de madeira – desde a fabricação até a construção e conclusão – é de cerca de 16 semanas.

Casas de madeira ou casas sólidas – quais são as melhores?