Quer descobrir como funciona a construção off-site? Confira agora o post que escrevemos sobre o assunto.
Casas pré-fabricadas crescem em popularidade, movendo grande parte do processo de construção dos canteiros de obras para as fábricas.
Enquanto países como Cingapura, Austrália e Reino Unido estão adotando cada vez mais edifícios modulares para lidar com a escassez de mão-de-obra e moradia, países nórdicos como a Suécia já constroem 90% das residências unifamiliares com madeira pré-fabricada.
Apesar do recente aumento de interesse, a construção off-site não é de forma alguma um conceito novo.
De fato, o método construtivo esteve presente ao longo da história em muitas tentativas de consolidar seu uso na construção: já em 43 dC o exército romano trouxe fortalezas pré-fabricadas para a Grã-Bretanha, enquanto o Japão vem construindo móveis e peças off site pelo menos há mil anos.
A construção off-site é um processo de construção que envolve o planejamento, projeto, fabricação, transporte de itens de construção fabricados e sua montagem rápida e de alto acabamento no local.
Essa precisão é muito melhor do que a construção tradicional.
Este artigo explica suas características básicas, processo e métodos de construção off-site.
A estrutura exterior do edifício emprega uma variedade de materiais, escalas e sistemas, fabricação e métodos de fabricação inovadores, software digital e técnicas modernas de montagem.
A saída da estrutura externa possui componentes, painéis e elementos modulares, utilizados como elementos estruturais, casca e elementos de serviço, ou como sistema de divisórias internas
A otimização da construção off-site pode ser alcançada combinando esses sistemas e cadeias de suprimentos com pesquisa, projeto, teste e prototipagem apropriados e eficientes.
Para que serve a construção off-site? Saiba agora!
A construção off-site é mais adequada para as seguintes condições:
- Quando um projeto deve ser concluído dentro de um prazo apertado.
- O local enfrenta graves problemas climáticos que atrasaram o projeto
- Ao projetar envolve a construção de estruturas interiores repetitivas.
- Limitações de espaço na web.
- Problemas e riscos decorrentes de furto e vandalismo.
- Preocupações de segurança causadas por calor extremo, frio e altitudes elevadas.
Métodos de construção off-site
Então agora segue-se a pergunta de ouro
Existem diferentes formas através das quais uma construção off-site pode ser realizada. Eles são:
- Construção volumétrica
- Construção Híbrida
- Construção em Painéis
- Sistemas de Subconjuntos e Acessórios
O que é a estrutura volumétrica? Saiba agora.
- Estrutura volumétrica:
- Na arquitetura tridimensional, as unidades tridimensionais são produzidas em uma fábrica, depois enviadas para o local e aparafusadas.
- Os pórticos estruturais podem ser feitos de aço, madeira ou concreto.
Como parte da aprovação de terceiros, a fábrica possui um sistema de controle de qualidade para a produção. estrutura de volume Figura 1.
Fig. 1 Construção volumétrica
Construção volumétrica
- As estruturas volumétricas também são conhecidas como estruturas modulares.
- Esses módulos podem ser adquiridos em diferentes formas, como ou sem revestimentos estruturais básicos ou com acabamentos internos e externos e serviços.
- Esta estrutura pode incluir uma armação feita de madeira ou concreto ou aço leve ou materiais compostos.
A estrutura de volume é dividida em duas partes:
- Construção Modular
- Construção de cápsulas
Figura 2. Construção Modular
Nesse tipo de construção, elementos tridimensionais são empregados na superestrutura do edifício. Estes fazem quartos prontos que podem ser combinados para obter uma premissa completa.
Estrutura da cápsula/pod
- Pods são elementos não estruturais usados com estruturas de suporte de carga. São utilizados principalmente no mercado de construção de hotéis e espaços de alojamento. A envolvente do edifício pode ser uma estrutura de madeira, betão, aço ou de suporte de carga.
Estes são colocados juntos dentro de uma estrutura de aço leve. Todos os serviços finais de construção são pré-instalados no local, o que envolve apenas a conexão final. Por exemplo: A construção de casas de banho de hotel, blocos de alojamento e unidades de cozinha
Construção Híbrida
A construção híbrida combina abordagens volumétricas e painéis para desenvolver um único edifício. Por isso essa construção também é chamada de semi-volumétrica. Os sistemas híbridos são instalações prediais totalmente fabricadas ou pré-fabricadas na fábrica. Estas unidades com o acabamento final completo.
Os sistemas híbridos, também chamados de pods, são transportados para o local, uma vez concluído o seu acabamento. Por exemplo, áreas altamente servidas como banheiros e cozinhas são inicialmente construídas como unidades volumétricas onde o resto da habitação é construído com a ajuda de painéis.
Estas são unidades de painel plano usadas na forma de paredes, pisos ou painéis de telhado para criar um envelope estrutural completo. Essas unidades de painel são fabricadas em fábrica e transportadas para o local para serem montadas como uma estrutura tridimensional ou para se encaixar em um canteiro de obras já construído.
Construção de painel aberto
Pisos estruturais e telhados fabricados em fábrica também são chamados de “cassetes”. Estas “cassetes” podem ser estruturas de suporte de carga ou estruturas sem suporte de carga.
Estas unidades de painéis estruturais podem ser feitas de madeira, painéis isolados ou aço leve ou concreto ou paredes de enchimento não estruturais. Qualquer tipo de edifício pode usar tais unidades de painel. Alguns exemplos de elementos de construção construídos com sistemas de painéis são janelas, esquadrias de madeira, isolamento e janelas.
A construção do painel pode usar painéis abertos, painéis fechados, painéis de concreto, painéis isolados, painéis compostos e painéis de enchimento.
Esta é a nova forma de construir casas do século 21, você não pode perder a oportunidade de ser um dos anfitriões de uma casa construída off-site.
Um sistema pré-fabricado é um processo no qual os componentes de construção são inicialmente construídos fora do local antes de serem permanentemente construídos no local. Esses elementos incluem componentes de construção, materiais, equipamentos e peças pré-fabricadas.
Este tipo de construção envolve a produção de pequenos componentes de construção, como treliças de telhado, tubos de piso, escadas, treliças de telhado, vigas e colunas de concreto pré-moldado.
O sistema de submontagem consiste em fundações pré-fabricadas, cassetes de piso e cassetes de teto.
Espero que lhe tenha suscitado o interesse em investir nas construções off-site.
Deixe o seu comentário