Casas em LSF os perfis de aço são revestidos para criar maior rigidez na estrutura e para suportar os materiais de isolamento e impermeabilização, bem como os necessários acabamentos interiores e exteriores.

Pese embora o aço continue a ser o material de construção mais utilizado devido à sua versatilidade, a estabilidade e a longevidade, em Portugal, a construção em alvenaria continua a ser a forma mais utilizada. Mas o LSF está a atingir cada vez mais o mercado de construção de habitações.

“Lightweight Steel Framing” – LSF é a designação internacionalmente conhecida para o sistema construtivo numa estrutura que é constituída por perfis metálicos galvanizados enformados a frio de espessura reduzida e, consequentemente, de baixíssimo peso.

Os primeiros edifícios construídos em LSF datam do início do século XX, onde se tentou replicar a construção em madeira, que na época era o sistema de construção mais habitual.

O sistema construtivo em LSF permitiu colmatar algumas lacunas da construção em madeira, como a vulnerabilidade ao fogo, às térmitas e às variações de humidade, bem com a vantagem acrescida de possuir uma resistência mecânica superior, muito útil na ocorrência de condições atmosféricas extremas, por exemplo furacões e tornados.

Após a Segunda Guerra Mundial, devido à enorme devastação de edifícios ocorrida no mesmo período, a necessidade urgente de reconstrução em países como a Alemanha, França e Japão, bem como às preocupações ambientais de proteção das florestas, ao aumento do preço da madeira e à experiência adquirida na utilização do aço durante os anos de guerra, a pré-fabricação e a construção em massa de estruturas em LSF conheceu um novo impulso.

A construção de elementos divisórias interiores (ex: paredes de compartimentação) em LSF é outro nicho de mercado onde este sistema construtivo tem ganho uma expressão muito significativa devido à suas vantagens competitivas.

Em Portugal, a construção tradicional em betão armado e alvenaria de tijolo continua a dominar o mercado nacional, havendo quem pretenda construir a sua habitação, uma grande aversão à mudança para sistemas construtivos inovadores, por receio de que algo corra menos bem ou mesmo mal. Apesar disso, várias empresas conceberam no mercado nacional, projeto e execução de edifícios em LSF que se têm afirmado de forma muito positiva e dado provas das vantagens inerentes a este inovador sistema construtivo.

 

Construções em LSF

  • Dadas as características inerentes ao sistema construtivo em LSF, nomeadamente a sua leveza e o seu elevado potencial de pré-fabricação, a estrutura em LSF ter menos peso do que a estrutura convencional o que permite que a construção seja substancialmente mais rápida;
  • Ganhos em tempo de construção, também ganhos em nível de custo; por fim, pelo fato da estrutura ser mais leve reduz as cargas nas fundações, diminuindo as possibilidades de ocorrência de recalques, o que evita problemas futuros como trincas e outros. Também uma das vantagens em relação ao peso está na reabilitação de edifícios ou mesmo no aumento de 1 ou 2 pisos, uma vez que a carga exercida na estrutura existente será substancialmente menor.

 

Competitividade orçamentária

Se por um lado é verdade que a mão-de-obra neste tipo de trabalho é mais especializada e consequentemente mais cara, o facto é que se costuma afirmar que na realidade o custo vai ser mais barato pelo menor número de trabalhadores que vão ser empreitada. A rapidez de construção, já referida no ponto anterior, também joga a favor da competitividade de preços; Utilizando o LSF evita-se a utilização de cofragens que por norma também pesam significativamente na construção de habitações tradicionais.

 

Velocidade de construção

Também citado no primeiro ponto a leveza do material como causa da rapidez de construção; A não execução de estrutura de concreto, não sendo necessário aguardar o tempo de secagem, e evitando os trabalhos de cofragem e decodificação, permite não consumir tempo nessas atividades que não são necessárias com o sistema LSF; e estimou que esses tempos são reduzidos em mais de 50% em relação à construção convencional.

 

Maior qualidade em outros materiais

Combinando os pontos anteriores, percebe-se facilmente que será necessária menos mão de obra e que o necessário, será muito menos tempo de obra do que se fosse uma construção tradicional; O dinheiro que se poupa em mão-de-obra pode ser parcialmente investido nos materiais dos acabamentos, permitindo assim aumentar a qualidade da habitação, e investir em melhores isolamentos térmicos e acústicos, conseguindo assim poupar algum dinheiro ao longo da vida.

 

Conforto

É neste aspeto que reside uma das principais vantagens do sistema LSF. Imagine morar em um ambiente perfeitamente climatizado, mas sem gastar uma fortuna com aquecimento ou refrigeração, sem falar na saúde que proporciona aos moradores de uma casa em LSF. Este é o conforto de uma habitação com estrutura em aço.

 

Construção em Aço Leve: Vantagens

Segurança – Embora seja um sistema construtivo leve, isso não significa que as casas LSF sejam menos seguras. Este tipo de construção possui uma estrutura central (o pórtico) com grande capacidade de absorção de energia e graças à flexibilidade deste material apresenta grande resistência sísmica . Além disso, as construções em LSF também apresentam uma elevada resistência ao fogo uma vez que os materiais utilizados são incombustíveis.

Isolamento – Graças aos materiais utilizados sobre a caixilharia, como lã de rocha e gesso cartonado, as casas em LSF apresentam um elevado isolamento térmico e acústico, aumentando assim a eficiência energética da casa e trazendo maior conforto.

Rapidez de construção – Devido à sua simplicidade, peso e dimensões, as construções de aço leve são mais rápidas do que as construções tradicionais.

Sustentabilidade – Os materiais utilizados nas construções em LSF são recicláveis ​​ou ecoeficientes.

Durabilidade – A estrutura de aço leve é ​​extremamente forte e tem uma vida útil de várias centenas de anos. Além disso, como os materiais utilizados são muito resistentes a fungos ou bolores, não são necessárias grandes manutenções ao longo do tempo.

Económicas – Além da baixa manutenção necessária, e da eficiência energética da estrutura, as casas LSF ainda são mais baratas que as tradicionais tanto em termos de preço de construção – devido à redução de materiais na construção – quanto em termos de preço de transporte – como o menor peso, dimensões e volume dos materiais naturalmente custam menos para transportar. Resumindo, se procura uma casa com 3 quartos e está a pensar escolher uma casa LSF em Portugal, pode encontrá-las a partir de um preço chave na mão de 119.000 euros. O preço por m2 de LSF varia, mas pode começar nos 950€/m2 e ir até aos 1600€/m2.

Embora as vantagens deste método de construção sejam muito apelativas, na hora de o escolher há que ter em conta que as casas em LSF têm desvantagens como não permitir a construção de edifícios muito altos pois pode comprometer a estabilidade da estrutura.

Antes de tomar qualquer decisão é importante fazer alguma pesquisa sobre estas soluções para que todas as dúvidas sejam esclarecidas e dar uma oportunidade a este inovador método construtivo.