É comum algumas dúvidas surgirem quando se inicia uma obra. Entre elas está o uso de uma estrutura de aço ou madeira para a construção de um telhado. Apesar das questões burocráticas, ambos os materiais são muito utilizados, existindo sempre pontos positivos em ambos, no que toca à construção.

Saber escolher o material certo e mais prático deixará as de lado gastos futuros, dando um grande avanço nas obras necessárias , poupando também mais tempo.

Qual a melhor estrutura?

A estrutura de Aço pode ser utilizada em qualquer tipo de construção, contudo ainda é mais comum na arquitetura industrial.

A estrutura de Madeira é a favorita nos projetos, pois a pois existe mais mão de obra devidamente especializada sabendo assim a melhor maneira de a utilizar , e a facilidade com que é encontrada.

Estrutura metálica

As estruturas em aço são instaladas com mais rapidez e não causam tantos resíduos.

Podem ser idealizadas e projetadas numa fábrica, sendo depois só necessário montá-la no espaço escolhido para a obra.

Sendo o processo desta forma, a obra avança de forma mais rápida e não há tanto desperdício de material.

A armação de aço pode ser feita 3 vezes mais rápida do que a armação de madeira.

O custo-benefício também é um dado importante.

Comparando as duas estruturas, ambas podem ser encontradas com preços relativamente parecidos, mas comparando a longo prazo, as estritas metálicas preços m2 são mais vantajosas. A madeira degrada-se com a existência dos insetos, como por exemplo o Cupim, e com o clima , com a humidade e outros fatores naturais; o aço apenas tem a questão da ferrugem.

Se houver manutenções poderá não ser afetado e o seu tempo de utilização será muito maior.

A estrutura metálica é mais vantajosa no que toca ao meio ambiente.

O seu uso evita que seja necessário cortar árvores, sendo possível utilizar as sobras noutra futura obra. É possível reutilizar o material da estrutura para qualquer outra obra, sendo que no caso da madeira raramente servirá para sustentar outros materiais.

Estrutura de madeira

A estrutura de madeira é a mais comum usada nas obras, pois é o mais recorrente entre os especialistas.

Uma das suas vantagens é o peso relativamente ao aço. Pode ser ⅓ mais leve e isso gera benefícios quando a obra é feita em terrenos de baixa resistência ou em que o acesso não seja fácil.

Normalmente o carpinteiro que faz a estrutura também faz o telhado, o que diminui o valor da mão de obra. Encontrar  alguém que faça o serviço é muito mais fácil, existindo uma variedade maior  de orçamentos e negociações de valores entre profissionais

Valor Real

Colocar benefícios em cima da mesa tendo em consideração apenas o valor da estrutura, não é uma comparação real. Deve-se somar o valor da mão de obra, a durabilidade , a manutenção, o tempo de serviço e a sua qualidade. Alguns dos pontos positivos relativamente à estrutura de madeira também podem ser possíveis na estrutura metálica, fazendo algumas adaptações.

O peso, pode ser equilibrado através de materiais mais leves, como as telhas termoacústicas.

Se colocarmos todos esses pontos no papel, as estruturas metálicas acabam por ser mais vantajosas.

Com a expansão dos centros urbanos e o aumento da realização de novos edifícios, o uso do aço vai-se tornado mais tradicional, visto todos os seus benefícios.

Já sabe que a estrutura metálica é a mais vantajosa do que a de madeira. Acompanhe o nosso blog e verifique mais dicas como esta.

Deixe o seu comentário abaixo